Discussões do grupo e orientações de pesquisa
Depois de algumas discussões realizadas no trabalho em grupo, listamos as Certezas Provisórias e Dúvidas Temporárias seguidas de questões que desejavamos pesquisar com profissionais da educação envolvidos na elaboração do PPP. Em aula o questionário foi melhorado com orientação da professora cujas contribuições ajudaram a compreender possíveis resistências dos entrevistados sob determinada abordagem (como vencê-las ou não provocá-las), reduzir o vies do pesquisador e facilitar o acesso a informações pelo aumento de objetividade das questões.
Após a revisão da abordagem, fizemos uma reflexão sobre a contextualização das informações a serem obtidas e a justificativa da pesquisa.
Este trabalho também foi fundamental na seleção e pesquisa de artigos e PPP’s aos quais tivemos acesso. Serviu como guia e estrutura.
1- Certezas Provisórias (CP) e Dúvidas Temporárias (DT) sobre o tema da pesquisa:
1.1 CP
1.1.1 – Toda instituição de ensino superior é obrigada por LDB do MEC a ter um PPP. Desta maneira, as instituições com curso de Administração superior têm um PPP. Tal documento não necessariamente está disponível ao público.
1.1.2 – O PPP é uma ferramenta para sistematizar o ensino e a conduta dos professores;
1.1.3 – O PPP pode auxiliar no fortalecimento da instituição ou departamento de uma instituição;
1.1.4 – Os professores deveriam participar da elaboração do PPP.
1.2 DT
1.2.1 – O PPP é conhecido pelos professores e, de fato, direciona o trabalho deles?
1.2.2 – Há alguma ideologia institucional envolvida na elaboração do PPP?
1.2.3 – Como o PPP é elaborado?
1.2.4 – Qual a freqüência de atualização do PPP e o que determina a periodicidade?
2- Questões que o grupo deseja investigar durante o trabalho.
2.1 – Como o PPP foi elaborado na instituição?
2.1.1 – Quais as linhas de orientação principais?
2.1.2 – Quantas pessoas participaram e qual a sua ocupação?
2.1.3 – Qual a periodicidade de revisão do PPP?
2.2 – Como o PPP é disseminado no corpo docente?
2.2.1 – Quais os mecanismos formais de desdobramento?
2.2.2 – O PPP influi no conteúdo da disciplina?
2.2.3 – O PPP influi no plano de aula?
2.3 – Como se verifica a aderência do PPP na instituição?
2.3.1 – Qual o nível de detalhamento?
2.3.2 – É usado na geração dos resultados esperados depois da elaboração? Como se verifica a obtenção de resultados propostos?
3 – A relevância das questões e relação a determinado contexto – justificativa da pesquisa
3.1 – Contexto: professor universitário de curso de Administração reconhecido pelo MEC.
3.2 – Uso do PPP como ferramenta de orientação do docente;
3.3 – Flexibilidade ou liberdade do professor dentro da proposta para a disciplina advinda do PPP;
3.4 – Desenvolvimento do professor, do conteúdo das disciplinas e do conhecimento suportados pelo PPP.
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