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21/06/2011 / cumappp

Modelo de Plano

Para falar de planejamento dentro de Instituições de Ensino, conforme Gandin (2001), o que importa mesmo é que cada instituição vá firmando seu modelo – a importância da equipe coordenadora é fundamental aqui. Vai acontecer, por exemplo, que o modelo modificar-se-á na conformidade com o caminho que o grupo for trilhando. É evidente que há coisas essenciais que devem existir em cada modelo para que se possa falar em planejamento, mas existe a possibilidade real de ir a instituição, sobretudo através de sua equipe coordenadora de planejamento, organizando seu próprio modelo, aquele que responde de modo mais completo às necessidades da instituição e das pessoas que nela realizam o processo.

Desta forma conseguimos perceber, que um modelo de Projeto Político Pedagógico não é claramente definido por nenhuma lei, diretriz ou norma. Nem quanto ao formato ou conteúdo, porém o MEC (Ministério da Educação) determina que deve haver um instrumento que norteie a ação pedagógica da instituição.

Encontramos instrumentos tais quais: PPP (Projeto Político Pedagógico), Regimento Interno, PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), PPPC (Projeto Político Pedagógico do Curso), a Ementa da disciplina, o PE (Plano de Ensino) e finalmente o próprio PA (Plano de Aula).

Como aponta Gandin (2001, p. 83) “É impossível enumerar todos tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas idéias em realidade. Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade a propor ações e atitudes para transformá-la”.

Referência:
GANDIN, D. Planejamento: Como prática educativa. Editora Loyola. 1993.
GANDIN, D. Posição do planejamento participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade. Currículo sem Fronteira, v.1, n. 1, jan./jun., 2001, pp. 81-95.

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